segunda-feira, 1 de abril de 2013

Desafio Realmente Desafiante #02

Olá, como vai?!

Hoje, dando continuidade ao Desafio Realmente Desafiante, que está sendo um super desafio mesmo, por causa da minha falta de tempo... para meu segundo livro, escolhi o desafio de número 16, que é "re-ler e resenhar um livro que leu a muito tempo e nunca resenhou". O livro escolhido foi:

O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora Nova Fronteira S.A.
Número de páginas: 365

"Esta é uma daquelas histórias inesquecíveis, que permanecem na nossa memória por anos a fio. Todos os grandes temas da literatura e da vida são o material com que é tecido este romance extraordinário: amor, honra, culpa, medo, redenção." (Isabel Allende)

É uma história forte, pesada. Logo de início a gente leva alguns baques, porque meche com temas doloridos de lidar. Chorei lendo e realmente a história fica por um bom tempo na cabeça.
Conta a história de Hassan e Amir, dois garotos que cresceram juntos, muito amigos e muito diferentes um do outro. Eles são do Afeganistão, e a infância deles foi na década de 70. Amir é testemunha de um ato covarde que acontece com Hassan, mas por medo do que poderia acontecer, ele não ajuda o amigo e nem conta o que aconteceu a ninguém. Foi na época em que os soviéticos invadiram o país, e muitos fugiram, os que tinham condições financeiras, foi o caso de Amir e o pai, e este quis levar junto Hassan e o pai dele, mas não quiseram aceitar. Fugiram para os Estados Unidos e lá construíram uma nova vida. Vinte anos depois, Amir já casado, formado e escritor, o passado bate a porta dele, e toma decisões que o redimem de anos de sofrimento em silêncio. "Por você faria isso mil vezes".
Achei meio forçado no final, com certas pessoas reaparecendo, para dar ênfase no passado terrível de Amir, mas valeu a leitura. O crescimento, a aceitação do pai, o perdão a si mesmo, a oportunidade de recomeçar. Muito bom! "Por você faria isso mil vezes". Muito triste, mas ótimo para pensar na vida.

Você já leu? Me conta o que achou. Se não leu, recomendo, e depois me fala se gostou, ok? Clique aqui para ver as escolhas dos demais participantes do desafio, referentes ao mês de março. 

Essa é uma iniciativa do blog 'Silêncio que eu tô lendo!'.


Beijinhos

4 comentários:

Caderno de Recortes by Andra Guim disse...

Oi, Lury!
O Caçador de Pipas é um livro lindo! Boa escolha!
Beijins e boa semana!
Andrea

Anônimo disse...

Oi Lury, ainda não li mas adoro os livros do AC.
Assim que terminar os dois que estão na fila, me aventudo com o Caçado de Pipas.
Beijos.

Jeito Mineiro de Ser disse...

Não, não li... vi o filme, chorei muito, fiquei muito mexida na época e decidi não ler justamente por ser uma história muito "pesada". Mas, a qualquer momento posso rever esta minha decisão.
Um abraço!

Egléa

Cici Senhoretti disse...

Assisti ao filme e achei bem forte, emotivo mesmo.
Acredito que o livro deve ser mais ainda, né! Ainda não li.
Parabéns por outro desafio cumprido!!
Bjns e uma ótima semana!
:)