quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Minha paixão por livros - post 01 - O Nome da Rosa

Resolvi falar um pouco de uma outra paixão minha, além do artesanato. Que é a leitura!
Eu simplesmente amo ler!! E não é somente a história, é o livro em si, é o prazer de ter um livro na mão, o cheiro que ele tem, esse negócio meio maluco que só quem gosta sabe como é...

Bem atualmente estou lendo 'O Nome da Rosa', de Umberto Eco. É uma história bem conhecida, tem um filme antigo dele, que assisti a primeira vez ainda na época da escola, há mais de 10 anos!!

Minha intensão não é fazer um resumo do livro, é apenas deixar minhas impressões da história.
Essa é uma história muito boa, estou gostando muito. É meio complicada, por ter uma linguagem antiga e tem também muito latim, sem nenhuma tradução, mas até aí tudo bem, dá para pegar um ritmo e seguir. O ponto que me deixou parada na leitura é que tem muuuita descrição das coisas. Por exemplo, não basta a pessoa dar um exemplo de alguma semelhança, tem que dar pelo menos uns 10! Não basta descrever uma obra de arte, tem que destrinchar cada detalhe e cada emoção sentida ao ver aquele detalhe! Isso me trava, não gosto muito.
Faz tempo que estou lendo e não termino... já até li um outro livro no meio desse...
Fora isso, como disse, estou gostando. É um livro muito rico.
Acho muito bom quando o Guilherme (um dos personagens principais) diz ao seu pupilo: "Meu caro Adso..." E vem com suas filosofias e explicações. 
Nos faz pensar em como eram as coisas antigamente. Em como um grupo de poderosos fazia para reter as informações, o conhecimento e as riquezas. É triste pensar nisso, e saber que nossa história é composta por tanta crueldade e desigualdade, por pessoas que deveriam zelar pelos outros. Triste fato, e tão real ainda.
Volto para contar mais quando terminar!
(...)

Detalhe do meu querido marcador de página! Super útil ele!!

E vocês, o que estão lendo? Contem, vou adorar saber!!
Beijinhos

2 comentários:

Mari Albuquerque disse...

Esse é difícil, heim?! Uh!
Eu estou lendo a biografia da Chiquinha Gonzaga. Me apaixonei pela série e, como sou carioca, o livro conta muito da história do Rio de Janeiro antigo. É bem legal!
Bjs carinhosos,
Mari

Lury disse...

Humm, legal. Gosto muito de livros assim, e esse da Chiquinha Gonzaga deve ser o máximo mesmo!

beijocas